Ciência e Tecnologia
Pernambuco ganha rede óptica de alta velocidade
As pesquisas acadêmicas de Pernambuco ganharam um forte aliado na produção de materiais com o lançamento da Rede Metropolitana de Recife, a Rede Ícone. A partir de tecnologia óptica, 32 instituições do estado estarão, a partir de agora, conectadas com velocidade de 1Gbps. A rede foi entregue na última sexta-feira (3).
A Rede Ícone recebeu R$ 1,1 milhão de investimento para ser implantada e conta com 67,7 km de extensão. As instituições participantes podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica. A rede será gerida por um consórcio de instituições integrantes.
A iniciativa faz parte das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenadas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (Rede Ipê). A Redecomep prevê instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades.
Todas as redes metropolitanas serão interligadas à Rede Ipê, que conecta cerca de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o País e atende, atualmente, mais de um milhão de usuários. A velocidade atual de 1 Gbps também poderá aumentar para 10 GB até o fim de 2010.
Com a inauguração da Rede Metropolitana de Recife, são 21 redes metropolitanas em operação. Já foram inauguradas redes em Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, São Luis, Goiânia, Campina Grande, Salvador, Cuiabá, Aracaju, Curitiba, Rio Branco, Campo Grande, Boa Vista e Porto Alegre.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















