Ciência e Tecnologia
Seminário do CNPq avalia projetos de pesquisadores em empresas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reúne durante esta semana executores que vão avaliar o andamento de projetos do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE). O Seminário de Acompanhamento e Avaliação das 2ª e 3ª Rodadas do Edital 32/2007 - Rhae Pesquisador na Empresa vai até esta quinta-feira (28), na sede do conselho.
O objetivo do evento é acompanhar os projetos em execução, promover resultados preliminares e perspectivas.
Durante as atividades, representantes de diversas empresas que participam do Rhae – Pesquisador na Empresa e outras entidades de classe dos setores empresariais e organizações voltadas ao incentivo à inovação irão avaliar o desempenho de suas atividades no âmbito do edital.
Neste edital, foram destinados R$ 20 milhões com a concessão de 385 bolsas. Mais de 130 empresas foram contempladas e o setor mais evidenciado foi o de software, seguido pelo de biotecnologia e bens de capital. A região com o maior número de beneficiados foi a Sudeste, seguido do Sul e Nordeste. Na 2° rodada, 49 projetos foram aprovados e na 3° rodada foram aprovados 38.
Pesquisador na Empresa
O objetivo do Rhae – Pesquisador na Empresa é garantir, por meio de apoio a projetos, que um pesquisador qualificado (mestre ou doutor) seja inserido nas micro, pequenas e médias empresas e, dessa forma, supra a deficiência de baixa qualificação de pessoal nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento.
Os editais do RHAE são disponibilizados no site do CNPq. Cada edital costuma ser lançado ao final do ano, prevendo a submissão de projetos no ano subseqüente. O edital oferece três momentos distintos para a submissão.
Em seguida, os projetos contemplados contam com até dois anos de bolsas para mestres e doutores, podendo ser acompanhados por graduados, alunos de graduação, Pesquisador/Consultor Visitante e Apoio Técnico.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















