Ciência e Tecnologia
Uso da nanotecnologia na indústria de saúde será foco de seminário nesta terça
Especialistas de órgãos brasileiros, da Academia e da indústria de saúde se reúnem nesta terça-feira (26) no seminário Áreas Estratégicas na Indústria de Saúde para reforçar o interesse no uso da Nanotecnologia e da Biotecnologia como forma de promover o desenvolvimento competitivo no complexo industrial. O evento é realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Produtivo (ABDI), em São Paulo.
A ideia do seminário é promover o intercâmbio entre o setor produtivo e os centros de pesquisa. Além disso, o evento tem como uma das metas apoiar a elaboração de uma agenda de ações em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor de fármacos e medicamentos, produtos médicos e odontológicos.
“Investimentos voltados para a aplicação dos conhecimentos em pesquisa como a Nanotecnologia e Biotecnologia para inovação de produtos médicos e medicamentos são fundamentais para aumentar a competitividade das empresas nacionais”, afirma a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
Lista de temas
No seminário, a pauta de temas abrange questões como Nanotecnologia e suas aplicações na indústria, Nanotecnologia no setor de produtos médicos e odontológicos, Programas, Fontes de Financiamentos e Infraestrutura em P&D e Recursos Humanos voltados para áreas estratégicas no Complexo Industrial da Saúde.
As palestras serão ministradas por representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade de São Paulo (USP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), da Financiadora de Estudos e Projetos (FInep/MCT) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
O mercado brasileiro de medicamentos conta com cerca de 600 empresas, dentre elas laboratórios, importadores e distribuidores. Segundo dados de 2009 do Conselho Federal de Farmácia existem 550 indústrias farmacêuticas no País.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















