Ciência e Tecnologia
Novas unidades de pesquisas no Amazonas terão R$ 6 milhões, previstos em dois editais
Durante a comemoração dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta terça-feira (5), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anunciou investimentos de R$ 6 milhões na região, previstos em dois editais. “Vamos estar com um edital para jovens doutores com até 5 anos de formados para que eles possam estruturar suas unidades de pesquisas. O outro edital é para o Programa de Apoio a Emergentes que vai apoiar núcleos com mais de 5 anos para que se consolidem”, explica Maria Olívia, diretora-presidenta da Fapeam.
Para Odenildo Sena, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT/AM), que promoveu o evento, a Amazônia não pode ser vista como um santuário, em uma referência ao desenvolvimento com sustentabilidade. “Nós sabemos o que queremos da Amazônia. Nós não queremos a Amazônia como um santuário.” finaliza.
Segundo o pesquisador do Inpa, José Francisco, a participação do CNPq é fundamental para o fomento da pesquisa no Brasil. “Ele nasceu e cresceu junto com a pesquisa científica brasileira. Tem um pouco do CNPq em cada laboratório”, declarou.
Fonte:
Inpa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















