Ciência e Tecnologia
Polícia Federal vai ajudar a combater práticas ilegais no comércio exterior
Os ministérios da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior firmaram parceria para a realização de ações conjuntas entre a Polícia Federal e a Secretaria de Comércio Exterior no combate a práticas ilegais no comércio de produtos e serviços. O acordo, assinado nessa terça-feira (2), faz parte do Plano Brasil Maior. A nova política industrial brasileira foi apresentada pela presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Panalto.
O acordo de cooperação prevê a identificação de setores e produtos mais propensos às práticas ilegais de comércio exterior e o desenvolvimento de estudos sobre pontos vulneráveis de fronteira. Juntos, os dois ministérios pretendem ainda capacitar agentes e adotar medidas efetivas de combate a atividades como descaminho de bens e valores, tráfico internacional e o próprio crime organizado.
Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, essa parceria é de grande importância para que se chegue efetivamente à punição dos infratores. “A coleta de provas não é simples, especialmente quando se fala em crime organizado. É nessa perspectiva que estamos somando esforços com o MDIC para que haja uma boa apuração e uma capacitação efetiva daqueles que realizam o trabalho de investigação. Só assim conseguiremos afastar tais práticas absolutamente nocivas à economia do País”, avalia Cardozo.
Com o slogan “Inovar para competir. Competir para Crescer”, o Plano Brasil Maior apresentou essa e outras medidas para aumentar a competitividade dos produtos nacionais a partir do incentivo à indústria e à inovação tecnológica.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















