Ciência e Tecnologia
Serpro realiza treinamento nacional de software para cegos
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vai promover, na próxima terça-feira (27), um treinamento para uso do programa de computador para pessoas cegas ou com visão parcial. A apresentação do programa Liane TTS, dirigido a instituições que atendem os deficientes, será feita na sede do Serpro, em Brasília, às 15h, e transmitida, por videoconferência, para 11 cidades do Pais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Qualquer interessado pode participar, basta se inscrever por e-mail. A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e outras autoridades já confirmaram presença no evento em Brasília. A data foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 2,46 milhões de pessoas com grande dificuldade permanente de enxergar, mesmo com lentes corretivas, e cerca de 150 mil cegos. Outros 14 milhões têm alguma dificuldade para enxergar, mesmo com óculos. De acordo com o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, apesar dos números, até recentemente não havia uma ferramenta nacional e gratuita que pudesse ajudar esse grupo a interagir melhor com o computador.
Tecnologia
O Liane TTS, um sintetizador de voz para leitura de tela, está disponível para download no portal do Serpro e já está sendo usado em centenas de telecentros em todo o País. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujas pesquisas orientaram o Serpro na execução do projeto, o Liane TTS transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela.
Disponível inicialmente para Linux e Windows, o sintetizador de voz começa a funcionar assim que o usuário com necessidades especiais faz o login na máquina. Além disso, o Liane TTS pode ser customizado: basta baixar a base de fonemas de outros idiomas e inserir no programa. O manual está disponível para download e no CD de instalação.
O Serpro capacitou, em todas as suas regionais, técnicos para que possam fazer a instalação do produto nos ambientes de inclusão digital da empresa. A meta é difundir o aplicativo por meio dos telecentros, parcerias com estados e municípios, universidades, escolas públicas e outras instituições.
Embora o principal público-alvo de sistemas de texto-para-fala como o Liane TTS seja formado por pessoas com deficiência visual, esse tipo de programa é comumente usado por pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura, ou com deficiência severa de fala, bem como por crianças pré-alfabetizadas. Além de ser uma ferramenta de tecnologia assistiva, sintetizadores de voz podem ter ainda aplicações pedagógicas e de entretenimento.
Fonte:
Serpro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















