Ciência e Tecnologia
Capes e Inmetro vão conceder bolsas de pesquisa no segmento da metrologia e qualidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta sexta-feira (11), edital realizado em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é estimular e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no segmento da metrologia e qualidade, por meio da concessão de bolsas pela Capes e o Inmetro.
Os projetos apresentados deverão atender a uma ou mais linhas de apoio de interesse do Inmetro, sendo elas: química; materiais; telecomunicações; velocidade e fluxo; eletricidade; mecânica; óptica; acústica e vibrações; térmica; radiação não-ionizante; biologia; sustentabilidade; pesquisa regulatória; ciências forenses; fármacos; instrumentação científica; biologia estrutural; biotecnologia; bioengenharia; bioinformática; inovação tecnológica; inovação nas áreas de acreditação e avaliação de conformidade; e ciências ambientais.
São elegíveis como proponentes estudantes e pesquisadores que preencham os requisitos indicados no edital. O proponente deverá ter formação compatível com o nível de bolsa solicitada e com experiência comprovada no tema da proposta e cada orientador, coordenador ou doutor (solicitante) poderá solicitar somente uma bolsa onde ele próprio seja beneficiário.
A Capes e o Inmetro financiarão o pagamento de bolsas de estudo, com prazo de implementação e duração vinculados ao tempo de vigência do projeto, nas modalidades Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), pós-doutorado no País, estágio sênior, estágio pós-doutoral e mestrado sanduíche.
As propostas devem ser apresentadas, de 16 de novembro a 30 de dezembro, no formato de projeto e deverá ser encaminhada à Capes, impressa em CD, para o seguinte endereço: Capes/Coordenação Geral de Programas Estratégicos (CGPE) - SBN quadra 02, lote 06, Bloco L, 9° andar - CEP: 70.040-020, Brasília – DF.
A seleção das propostas será realizada em etapas: análise pela área técnica da Capes; análise de mérito por um comitê científico constituído por indicação do Inmetro e Capes, especificamente instituído para tal finalidade; e aprovação e homologação pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Capes. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2012 e as bolsas serão implementadas a partir de março de 2012.
Mais informações pelo telefone (61) 2022-6310 ou por e-mail.
Fonte:
Capes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















