Ciência e Tecnologia
Ceará lança projeto de "Cinturão Digital" para ampliar conectividade do estado
Uma rede de fibra óptica de 2.600 km conectando 92 cidades será instalada no Ceará para viabilizar a banda larga em todo estado. A estrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC), foi apresentada nessa quinta-feira (3), por autoridades do estado e do Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O Cinturão Digital do Ceará é um exemplo da rodovia do futuro”, explicou o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Aloizio Mercadante. A instalação do via óptica é uma das demandas para a Copa do Mundo da Fifa 2014. Em videoconferências, os participantes do lançamento acompanharam algumas das possíveis utilidades do Cinturão nos serviços públicos.
No Hospital do Cariri, foi possível acompanhar, ao vivo, uma ultrassonografia obstétrica, um dos procedimentos que poderá ser realizado a distância. “É um avanço para a saúde básica, e até mesmo na realização de cirurgias. Evita o deslocamento desnecessário de pacientes em busca de um diagnóstico que pode ser realizado através de videoconferência”, explicou o secretário da Saúde, Arruda Bastos.
Todas as escolas públicas estaduais terão acesso à banda larga e uma demonstração foi feita ao vivo direto da Escola Profissionalizante Dona Creusa, em Fortaleza. “É um novo caminho para o conhecimento, iremos romper os limites da sala de aula”, disse o ministro.
O CDC terá cobertura inicial instalada na sede de 53 municípios, o que corresponde a 85% da população urbana do estado. A instalação tem orçamento de R$ 58 milhões, de verbas federais e estaduais.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















