Ciência e Tecnologia
Especialistas discutem em Brasília alternativas sustentáveis para mineração
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), discutirá esta semana, com pesquisadores do setor mineral, os impactos ambientais e as alternativas para um modelo sustentável na mineração.
O debate, que será realizado em dois encontros em Brasília, abordará temas como as tecnologias para transformação de resíduos minerais, os efeitos das operações de lavra predatória e a contaminação causada por passivos ambientais.
As discussões se iniciam no seminário “Resíduos: Tecnologias e Sustentabilidade”, nesta terça-feira (29). Além do panorama global da importância da mineração no Brasil, serão abordados os casos de contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA) e no Vale do Ribeira (SP-PR), bem como a transformação de resíduos minerais em subprodutos e matérias-primas para outras linhas de produção.
Já o seminário “Recursos Minerais e Sustentabilidade Territorial” começa na quarta-feira (30). A linha de pesquisa desses debates, iniciada em 2010, tem como principal tema “Grandes minas e APLs de base mineral x comunidade Local”, com o objetivo de avaliar se as grandes minerações e arranjos produtivos locais (APLs) em operação no Brasil geram benefícios sustentáveis para os locais onde estão. Para a realização do projeto, criou-se uma rede de pesquisa cujos estudos de caso compõem livro a ser lançado na data.
Os eventos, realizados em parceria com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação (SGM), do Ministério de Minas e Energia, envolvem 16 instituições, entre universidades e centros de tecnologia de várias regiões do País.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















