Ciência e Tecnologia
Ganhador do Nobel em Física faz palestra em Brasília
Em comemoração aos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) será realizada, no dia 21 de novembro, a conferência “De Einstein aos objetos mais frios do universo”, com William Phillips, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1997. O evento é fruto de uma parceira da CNPq com a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Conrado Wessel. A apresentação será no próximo no Memorial Darcy Ribeiro, campus da UnB. A palestra é gratuita, com tradução simultânea e aberta à comunidade.
William Phillips recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1997 por ter desenvolvido técnicas que permitem controlar o movimento de átomos com luz. Devido aos seus feitos, a ciência pôde conhecer segredos inimagináveis sobre a natureza atômica, incluindo os condensados de Bose-Einstein e melhores relógios atômicos. O controle do movimento dos átomos abriu uma nova era na Física, que teve como desdobramento descobertas que levaram a novos premiados com o Nobel. As descobertas de Phillips estão ajudando a ciência a responder algumas perguntas e entre elas ‘como moléculas são formadas?’ e ‘como átomos formam um sólido?’.
“Certamente o Prêmio Nobel é o mais alto que um cientista poderia esperar e o recebi com um sentimento de temor porque estou na companhia daqueles que o receberam antes. Mas nenhum prêmio pode comparar-se em importância à família e aos amigos que contam como o meu maior tesouro”. Trecho retirado de sua autobiografia de William Phillips na página do Prêmio Nobel.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















