Ciência e Tecnologia
Seminário debate mobilidade de pesquisadores brasileiros e europeus
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Delegação da União Europeia (UE) vão promover na próxima segunda-feira (21), discussão sobre oportunidades, mecanismos e diretrizes para mobilidade de pesquisadores brasileiros e europeus.
O Seminário Brasil-União Europeia: oportunidades e perspectivas para mobilidade de pesquisadores, será aberto à participação pública.
O evento terá a participação do diretor de Ensino para Adultos, Educação Superior e Assuntos Internacionais, Jordi Curell Gotor. Também vai participar o vice-chefe da Unidade para Cooperação Internacional em Política, da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da UE, John Claxton, que vai participar da palestra sobre o papel do Programa Euraccess para facilitar a mobilidade de pesquisadores brasileiros no exterior e a vinda de estrangeiros ao Brasil.
Pelo lado brasileiro participará o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Neto, e também o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ademar Cruz Seabra.
As apresentações, seguidas de debates, contribuirão para o melhor conhecimento das oportunidades, mecanismos e diretrizes do Brasil e da UE para promoção da mobilidade de pesquisadores, com possíveis recomendações ao Comitê Diretivo de Cooperação Brasil-UE.
Fonte:
CNPq
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















