Ciência e Tecnologia
Estudantes de todo o País participam da Olimpíada de Astronomia nesta 6ª feira
As provas da XV edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão sendo realizadas nesta sexta-feira (11). Participam alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todo o País. Além disso, as instituições de ensino cadastradas na olimpíada poderão participar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).
Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia.
Neste ano, o evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), completa 15 anos. A iniciativa já conta, até hoje, com mais de 4 milhões de participantes. Em 2011, a OBA distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do País, envolvendo 64.890 professores. A expectativa, esse ano, é atingir a marca de 1 milhão de estudantes.
As provas serão divididas em quatro níveis distintos, de acordo com a escolaridade. Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle, cada exame será constituído de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", informa.
Os estudantes que obtiverem melhor classificação integrarão as equipes que representarão o País nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2013, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.
Canalle ressalta que o objetivo da olimpíada é fomentar o interesse pela Astronomia e ciências afins, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa: "Nossa principal meta é fornecer dados corretos e atualizados aos alunos e professores".
Além da olimpíada, as escolas também poderão participar da 6ª edição da Mobfog. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível de escolaridade do aluno.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















