Ciência e Tecnologia
A Voz do Brasil passa a ser transmitido também em vídeo pela internet
Informação
Lançado há mais de 70 anos, o programa radiofônico traz notícias sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de informações produzidas pelo Tribunal de Contas da União. O programa vai ao ar de segunda à sexta, às 19h.
A interação com o público começou na segunda-feira (30/07) por meio do perfil do programa no Twitter: @avozdobrasil. Nesta primeira etapa de transmissão pela internet, apenas os 25 primeiros minutos do editorial, que abordam as notícias do Poder Executivo e são veiculadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), serão transmitidas em vídeo.
O Programa
A Voz do Brasil começou a ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil e em 1938, ainda com o nome de Hora do Brasil, o programa passou a ter veiculação obrigatória, com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília.
Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil" e, mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório.
Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.
Ouça programa que conta a história do A Voz do Brasil e lista as músicas e vinhetas tradicionais do noticiário.
Fontes:
Secom
EBC
Câmara dos Deputados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















