Ciência e Tecnologia
Divulgada a lista de selecionados para pós-doutorado no exterior
Os 245 pesquisadores selecionados para realizar trabalhos de pós doutorado no exterior vão receber bolsas mensais, seguro saúde e auxílio instalação e deslocamento
Pesquisadores que se inscreveram nos programas Estágio Sênior e
Estágio Pós-Doutoralno exterior já podem conferir a lista dos selecionados. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a relação de candidatos selecionados para a demanda de janeiro a abril de 2013.
Confira o resultado do estágio sênior e do estágio pós-doutoral.
Foram selecionados 245 pesquisadores que receberão bolsas mensais, seguro saúde e auxílio instalação e deslocamento, para realizar trabalhos de pós-doutorado no exterior.
Pesquisadores e especialistas de todas as áreas têm no intercâmbio internacional a possibilidade de melhorar sua qualificação e contribuir para a educação de seus países. Por meio da Capes, vários países têm acordo de cooperação internacional com o Brasil, entre eles Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Timor Leste e Uruguai.
Estágio Sênior
A bolsa de Estágio Sênior é oferecida a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos, visando ao intercâmbio científico e ao estabelecimento de parcerias com outros países, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato.
O programa contempla todas as grandes áreas do conhecimento: ciências humanas; ciências sociais aplicadas, letras, linguística e artes; ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; ciências exatas, da terra e engenharias.
Estágio Pós-Doutoral
O Programa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior destina-se a realização de estudos avançados que sejam posteriores à obtenção do título de doutor. O programa concede bolsas de estudos para pesquisadores que possuem o título de doutor há menos de 8 anos.
O objetivo é atuar como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.
Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como atribuições a avaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.
A troca de conhecimentos entre estudiosos brasileiros e estrangeiros é promovida pela Capes por meio de duas modalidades de cooperação internacional: os acordos bilaterais e as parcerias universitárias binacionais.
A Capes mantém, ainda, programas multinacionais. A Escola de Altos Estudos, por exemplo, é uma iniciativa da Capes para estimular professores e pesquisadores estrangeiros de prestígio para realizar cursos monográficos no Brasil. Com isso, os programas de pós-graduação de instituições brasileiras tornam-se mais amplos e qualificados.
Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















