Ciência e Tecnologia
Aberta chamada pública para projetos de tecnologia e inclusão digital
Uma chamada pública para seleção de projetos do programa Redes Digitais da Cidadania foi lançada na última segunda-feira (22) pelo Ministério das Comunicações (MiniCom). Essa é a primeira chamada que vai selecionar projetos que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a inclusão digital e o desenvolvimento local. O edital deve ser publicado nos próximos dias na página da Fundação Araucária.
O programa Redes Digitais da Cidadania é uma parceria entre o governo federal e as Fundações de Apoio à Pesquisas estaduais, com a participação dos departamentos de extensão das universidades federais e estaduais do País. Em 2012, o Ministério fechou convênios com 11 estados: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Paraná e Acre.
As Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) terão papel fundamental no suporte aos projetos de ensino, pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. São elas que vão selecionar os projetos de acordo com as linhas temáticas do programa.
Linhas temáticas
Os projetos a serem enviados devem incentivar o uso das Tecnologias da Informação em áreas como a capacitação da gestão municipal, capacitação de micro e pequenas empresas, qualificação dos espaços de acesso público à internet, profissionalização da cadeia produtiva da agricultura familiar, preservação, promoção e acesso à cultura e promoção do trabalho, emprego e renda.
O programa conta com o investimento de R$ 24 milhões do ministério e mais R$ 5 milhões de contrapartida das fundações. O prazo de execução dos projetos é de 24 meses.
Redes Digitais da Cidadania
O programa Redes Digitais da Cidadania, criado em agosto de 2012, visa promover a integração das políticas de inclusão digital às políticas sociais e, também, a articulação das políticas de inclusão digital federais às estaduais e distrital.
O objetivo é criar uma rede nacional de instituições públicas para promover formação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e qualificar o uso da internet em espaços públicos de acesso livre.
Cultura digital
A revolução digital representa uma nova era da história da humanidade. As ferramentas da internet, como blogs e redes sociais, e as novas tecnologias de telefonia celular mudaram não apenas os meios de comunicação, mas a própria cultura global, interligada e hipermoderna.
O conceito de Cultura Digital ainda está em construção e parte da ideia de que a revolução das tecnologias digitais é cultural e capaz de mudar comportamentos. A internet está democratizando o acesso à informação e aumentando a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















