Ciência e Tecnologia
Olimpíada Brasileira de Matemática começa no próximo sábado (15)
Mais de 200 mil estudantes participarão da primeira fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) no próximo sábado (15). Os inscritos são alunos do ensino médio e fundamental de cerca de quatro mil escolas públicas e privadas de todo o País. A aplicação da prova será realizada nas escolas inscritas e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.
No nível um, participam os estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental; no nível dois, os que cursam o oitavo e nono ano e, no nível três, os estudantes de qualquer série do ensino médio. Para os universitários existem duas etapas, que coincidem com a aplicação da segunda e terceira fases da OBM dos níveis fundamental e médio.
Os estudantes que tiverem boa pontuação nas três etapas do exame receberão medalhas e certificados, além de serem convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de matemática, que reúnem os melhores estudantes de cada país na área.
Prova
Os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas. A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir do dia 18 na página da Olimpíada.
Serão classificados para a etapa seguinte os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa.
A segunda fase ocorrerá em 21 de setembro, também nas escolas inscritas. Já a prova da fase final ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados acontecerá em dezembro.
Participantes
Para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática, o aluno deve se inscrever por meio de sua escola (Níveis 1, 2 e 3) ou Universidade (Nível Universitário). Esta, por sua vez, assegura sua participação nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na escola ou universidade e cadastrando a instituição na OBM no prazo estabelecido pela coordenação nacional. O cadastro das escolas na Olimpíada é feito via Internet, entre os meses de março e abril de cada ano.
As inscrições dos interessados devem ser feitas diretamente com o professor responsável pela Olimpíada de cada escola. O número de participantes é livre.
A OBM distribui gratuitamente para todas as escolas cadastradas exemplares da Revista da Olimpíada, assim os estudantes tem maior preparação para os exames em seus diversos níveis e para várias olimpíadas de caráter internacional das quais o Brasil participa.
Olimpíada de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A competição é realizada desde 1979, visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no País, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.
A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), do Ministério de Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação
Olimpíada Brasileira de Matemática
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















