Geral
Olimpíada Internacional de Matemática terá a participação de seis brasileiros
Estudantes brasileiros embarcam neste domingo (21) para representar o Brasil na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática. O evento, que reunirá 531 jovens de 103 países, ocorrerá em Santa Marta, na Colômbia, até o dia 28 de julho.
A delegação brasileira contará com seis estudantes e dois professores. O grupo foi selecionado para participar a partir da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Participarão os alunos Rafael Miyazaki (SP), Alessandro Pacanowski (RJ), Franco Matheus Alencar Severo (RJ), Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Bitarães (MG) e Victor Reis (PE). Os professores que irão acompanhar são Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE).
Os jovens fazem provas em dois dias consecutivos durante a competição. Em cada um, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova, que abrange as disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.
Para integrar a equipe, os jovens passaram por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses.
A equipe foi definida em maio e, desde então, os estudantes iniciaram o processo de preparação, que incluiu o treinamento intensivo realizado nas cidades de São Paulo e Brasília. Nesse período, foram realizados simulados das provas da IMO, sessões de problemas e aulas de preparatórias.
OIM
A Olimpíada Internacional de Matemática ocorre desde 1959 e é a mais prestigiada e concorrida competição do gênero. Neste ano participam estudantes dos ensinos fundamental e médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos.
O Brasil vem avançando no ranking da competição, da qual participa desde 1979. Em 2010, ficou em 35º lugar, em 2011, em 20º e no ano passado acabou em 19º lugar.
A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.
A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















