Ciência e Tecnologia
Programa brasileiro firma parceria com empresa norueguesa de petróleo e gás
Convênio
Acordo firmado entre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e a empresa norueguesa Statoil prevê a concessão de bolsas de pós-graduação no exterior. O acordo foi assinado na última quinta-feira (8), e consiste em duas fases de implementação.
Em reunião realizada nesta terça-feira (20), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, recebeu o presidente da Statoil Brasil, Thore Kristiansen, para acertar os detalhes do funcionamento da parceria. A Statoil também é parceira do Portal Estágios & Empregos do CsF desde julho deste ano.
A primeira vai financiar até 62 bolsas em Doutorado Pleno no Exterior (GDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-doutorado no Exterior (PDE) e Desenvolvimento Tecnológico no Exterior (DTE) nas áreas de petróleo e gás.
A segunda fase terá investimentos no total de US$ 12 milhões, durante quatro anos, para co-financiamento de bolsas de estudos oferecidas a estudantes brasileiros que participam de projetos de pesquisa e desenvolvimento em instituições de ensino estrangeiras, bem como de professores visitantes, de instituições estrangeiras, que tenham interesse em desenvolver projetos de P&D em universidades nacionais na modalidade Pesquisador Visitante Especial (PVE). O número de bolsas e a distribuição por modalidade podem sofrer pequenas variações em decorrência da demanda e do país de destino.
Para o presidente do CNPq, a parceria com empresas é bem sucedida não apenas nos investimentos, mas na troca de experiências de conhecimento e práticas em busca de uma cooperação internacional ainda mais consolidada. "O programa CsF não é somente concessão de bolsas. Seu papel é aprimorar a qualificação profissional, explorar as práticas bem sucedidas por meio de programas de estágios e até mesmo de oportunidades de empregos fixos nas áreas de ponta da ciência e tecnologia. Nós queremos que os pesquisadores estrangeiros retornem periodicamente ao nosso País e que os nossos também tragam e levem o conhecimento adquirido", ressalta Glaucius Oliva.
Statoil
A empresa norueguesa objetiva a inovação e sustentabilidade por meio de investimentos em ciência & Tecnologia. A Statoil trabalha na extração de gás natural e petróleo. A organização é líder na operação da plataforma continental norueguesa. Representada em 34 países, a empresa possui atividades de extração e produção em 14 destes, inclusive no Brasil, onde atua desde 2001. Com sede no Rio de Janeiro, a Statoil Brasil opera o campo de Peregrino, na Bacia de Campos. O projeto entrou em fase de produção no primeiro semestre de 2011.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















