Ciência e Tecnologia
Petrobras divulga novo relatório de tecnologia
Tecnologia
A Petrobras divulgou, nesta sexta-feira (27), o novo Relatório de Tecnologia da empresa com os principais resultados obtidos nas áreas de Engenharia Básica e Pesquisa & Desenvolvimento ao longo de 2012. O documento, divulgado também em inglês, aponta as tendências da estatal no investimento em crescimento sustentável.
De acordo com o relatório, somente nos últimos dez anos, os investimentos da Petrobras em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) cresceram 22,7% ao ano e, em 2012, atingiram US$ 1,1 bilhão. O montante está inserido no Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017, que tem como meta investir US$ 236,7 bilhões nas áreas de Exploração & Produção, Abastecimento, Gás e Energia e demais áreas da empresa.
Para a presidente empresa, Maria das Graças Silva Foster, o atendimento às demandas de energia brasileira e mundial e a mitigação de risco das atividades da indústria são diretrizes importantes para trabalho em pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica.
"A demanda por energia no mercado brasileiro deve crescer, em média, 3,1% ao ano entre 2010 e 2030 – quase três vezes mais que a média mundial, 1,3% ao ano. Para a Petrobras, atender a essa demanda no seu campo de ação é um compromisso assumido. Mesmo sabendo que a indústria de energia apresenta riscos, temos convicção de que, estudando as incertezas de forma apropriada, com base técnica e científi ca, é possível ampliar a capacidade nacional de produção energética", ponderou Maria da Graça.
Ainda de acordo com a presidenta, a estratégia tecnológica está organizada de acordo com três grandes eixos direcionadores do desenvolvimento tecnológico: a expansão dos limites atuais de negócios, a agregação de valor e diversificação dos produtos e a sustentabilidade da indústria de energia.
Estratégias
Expansão dos limites – compreende as linhas de pesquisa e projetos voltados para a descoberta de novas fronteiras exploratórias, otimização da produção, produção no pré-sal, sistemas submarinos de produção, reservatórios não convencionais, logística e comercialização de gás natural, refinos de óleo do pré-sal, entre outros.
Agregação de valor e diversificação dos produtos – inclui os projetos voltados para ampliar a diversidade de fontes de energia e diversificar a carteira de produtos que oferecemos. Desenvolver novos combustíveis, lubrificante e produtos especiais, novas tecnologias para atividades petroquímicas, biocombustíveis e bioprodutos, além de otimizar usinas termelétricas e plantas que produzem amônia e ureia estão no rol desse eixo.
Sustentabilidade – engloba projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à sustentabilidade de nossos produtos. Nesse pilar, o objetivo é mitigar e prevenir impactos negativos. Eficiência energética e operacional, segurança, gestão de água, efluentes, emissões e caracterização da biodiversidade estão contempladas.
Fonte:
Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















