Ciência e Tecnologia
Aberta seleção para pesquisa em biologia molecular
Seleção
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTBE/MCTI), abriu o processo de seleção para candidatos de pós-doutorado em programa voltado à biologia molecular da levedura S. que ocupem três vagas
Com o projeto, o Laboratório quer aumentar a eficiência de conversão da cana-de-açúcar em etanol; desenvolver a segunda geração de biocombustível produzido a partir de cepas de leveduras e de novas e mais eficientes rotas tecnológicas para a hidrólise do bagaço de cana; e expandir o uso de lignocelulose, principalmente na conversão de pentoses em etanol.
Entre os principais objetivos do projeto estão o aumento na eficiência de conversão da cana-de-açúcar em etanol, o desenvolvimento da segunda geração de biocombustível produzido a partir de cepas de leveduras, o desenvolvimento de novas e mais eficientes rotas tecnológicas para a hidrólise do bagaço de cana e a expansão no uso de lignocelulose, principalmente na conversão de pentoses em etanol.
Não há data limite para os interessados se candidatarem a uma das três vagas. Os selecionados desenvolverão estudos sobre biologia sintética, com foco no aprimoramento do metabolismo de xilose em cepas industriais utilizadas na produção de etanol.
As bolsas integram o projeto Synthetic Biology for Bioethanol Production by Saccharomyces cerevisiae from Sugar Cane, coordenado pelo pesquisador do CTBE e da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Goldman em parceria com Gerhard H. Braus, da Georg-August-Universität, na Alemanha.
Para participar da seleção, o profissional deve possuir doutorado e experiência nas áreas de biologia molecular, microbiologia e genética. Os currículos resumidos e uma lista com publicações recentes podem ser enviados para o e-mail gustavo.goldman@bioetanol.org.br.
Os profissionais selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 4,1 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) durante um ano. Caso o bolsista de pós-doutorado resida fora da região de Campinas (SP), onde está localizado o CTBE, poderá ser concedido um auxílio específico.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















