Ciência e Tecnologia
Congresso de aquicultura reúne o setor em Belém
Evento
O IV Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas começou nesta quinta-feira (21), em Belém. A programação segue até 23 de novembro. É a primeira vez que a capital paraense sedia o evento, promovido nesta edição pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Amazônia Oriental (Embrapa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio).
Cerca de 700 participantes se inscreveram para o evento, entre pesquisadores, produtores rurais, estudantes, técnicos extensionistas e empresas relacionadas ao setor. O congresso propõe abrir espaço para troca de informações a respeito de novas tecnologias no manejo na aquicultura, debater as dificuldades para criação de organismos aquáticos nas diferentes regiões do país e levantar demandas para a pesquisa científica.
De acordo com a presidente da comissão organizadora do congresso, pesquisadora Alexandra Bentes, o evento acontece pela primeira vez na região Norte e reúne trabalhos sobre peixes e outras espécies aquáticas. “A proposta é também incluir pesquisas e iniciativas que envolvam a criação de camarões, ostras, jacarés, rãs, quelônios e até algas”, afirma.
A exigência, no entanto, é que todos esses organismos que vivem em contato com a água sejam nativos do território brasileiro. “Isso porque sobre a cultura de espécies exóticas, como tilápias e carpas, já existe um bom número de estudos científicos e o foco do evento são as potencialidades daquelas naturais do País e principalmente da Amazônia”, explica a pesquisadora.
Os temas a serem debatidos envolvem reprodução; melhoramento genético e larvicultura; licenciamento e legislação ambiental; nutrição e alimentação; sanidade e bem-estar; produção e manejo; e tecnologia e processamento dos animais nativos da fauna aquática brasileira.
Exposição
Além das palestras e debates, o evento também abrigará estandes da Embrapa, da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), de uma empresa do setor e da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. No estande da Embrapa, haverá um aquário para exposição de peixes tambaqui e demonstrações do uso da ração artesanal desenvolvida pela empresa para a nutrição dessa espécie de peixes. Trata-se de uma alternativa para o pequeno agricultor produzir esse insumo em sua propriedade e assim evitar, na região amazônica, o custo elevado das rações comerciais.
Serviço
4º Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas
Data: 21 a 23 de novembro de 2013
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia (Belém, PA)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















