Ciência e Tecnologia
Embrapa sedia treinamento de softwares
Agricultura de precisão
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação e a empresa Stonway (uma spin-off) vão realizar, nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Pesquisa, em São Carlos (SP), um treinamento sobre dois softwares - Safira e AFSoft - utilizados em agricultura de precisão para coleta e análise de folhas e raízes. Os dois softwares podem ser acessados, gratuitamente, a partir do site da Embrapa Instrumentação.
O software Safira ajuda a diagnosticar como está o desenvolvimento da planta dentro do solo, porque enxergar o estado da planta abaixo do solo é tão importante quanto ver o desenvolvimento dela acima do solo.
Já o AFSoft analisa e quantifica automaticamente deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos em culturas, a partir da imagem digital da folha. Também permite medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.
Os interessados devem fazer a inscrição acessando o site, enviando mensagem para o endereço contato@stonway.com.br ou ainda pelo telefone (16) 3032 0556. As vagas são limitadas. O curso será composto de teoria e prática; serão oferecidas técnicas de coleta de material, preparação de amostras e análise em laboratório.
A Stonway
A spin-off - termo utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia - nasceu este ano pelas mãos de quatro estudantes, na Embrapa Instrumentação, onde realizam estágio no Laboratório de Imagem e Modelamento. A empresa é incubada na Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec).
Aos alunos foram transferidos quatro softwares que ajudaram a criar. O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, supervisor deles, explica que essa é uma forma mais ampla de difundir a tecnologia. “Conseguimos formar um grupo qualificado que ajudará a Embrapa colocando as tecnologias no mercado, pagando royalties para a Empresa e, fundamentalmente, ajudando a impactar o agronegócio brasileiro com tecnologia de ponta”.
Os novos empreendedores são do curso de análise de desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de São Paulo e viram na agricultura de precisão um nicho a ser explorado, abraçaram o desafio e agora pretendem desenvolver, modificar e oferecer soluções em sistemas computacionais para facilitar a vida do produtor rural.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















