Ciência e Tecnologia
Risco climático ajuda a definir data de plantio de arroz e feijão
Zoneamento
Para auxílio aos produtores de feijão e arroz de terras altas na escolha do melhor momento de darem início em suas lavouras, a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) disponibiliza em sua página o documento “Importância e onde encontrar os produtos gerados pelo zoneamento de riscos climáticos para as culturas de arroz de terras altas e feijão”.
O estudo, realizado pelos pesquisadores da Unidade, Silvando Carlos da Silva e Dino Magalhães Soares, e pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Eduardo Delgado Assad, permite o planejamento da atividade agrícola, ajudando o produtor na análise dos riscos pelos impactos negativos e consequentes perdas nas lavouras, advindas das principais adversidades climáticas.
O Zoneamento é um estudo do regime histórico de pluviosidade, por meio do qual o agricultor pode identificar os períodos mais propícios para semear e cultivar o arroz de terras altas e o feijão, a fim de fugir dos períodos mais comuns de ausência de chuvas em determinada região.
Com a integração das políticas de crédito e seguridade agrícola às orientações de período de semeadura, tornam-se de suma importância os resultados desse estudo, que valida as intenções de obtenção de crédito, pela possível minimização dos riscos.
Esse documento representa o histórico de criação, desenvolvimento, aplicação e localização dos produtos gerados pelo zoneamento de riscos climáticos para as culturas do arroz de terras altas e do feijão, iniciado em 1983 e atualizado até os dias de hoje. O trabalho é apresentado em sequência científica inédita, mas deve ser apreciado, especialmente, pelos benefícios de estarem à disposição da sociedade brasileira, contribuindo para a redução dos riscos climáticos nos empreendimentos agrícolas.
Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















