Ciência e Tecnologia
Agricultores familiares investem na produção de feijão
Sementes
Em benefício da continuidade do desenvolvimento sustentável da produção e da segurança alimentar dos agricultores da Itamarati, em Ponta Porã (MS), a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizará o "Dia de Campo cultura do feijoeiro", nesta quarta-feira (4), a partir das 9 horas, em Unidade Demonstrativa montada em uma das propriedades locais.
Implantado em 2002, em cerca de 25 mil hectares, o assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS), atualmente é formado por milhares de famílias de agricultores familiares. As famílias investem em produção de leite e lavouras, como as de soja, milho, feijão, mandioca e arroz, para seu próprio sustento e para geração de renda.
No evento, serão apresentadas diversas cultivares utilizadas pelos agricultores, entre elas sete são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): cinco do grupo carioca, Pérola; BRS Requinte; BRS Ametista; BRS Notável; BRS Estilo, com destaque para as três últimas e duas cultivares do grupo preto BRS Campeiro; BRS Esplendor.
No evento, serão abordados aspectos técnicos como as "Características das cultivares de feijão BRS", com o pesquisador Carlos Lasaro, da Embrapa Agropecuária Oeste; "Fixação Biológica de Nitrogênio no feijoeiro - sua importância e sua aplicabilidade", com o pesquisador Fabio Mercante, da mesma Unidade da Embrapa; e "A produção de sementes de feijão", com técnico da Copaceres. Os parceiros deste Dia de Campo são a Embrapa (Agropecuária Oeste, Produtos e Mercado e Arroz e Feijão), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Copaceres.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















