Ciência e Tecnologia
Confira a agenda científica para as férias
Programação
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), promove no domingo (22) mais uma edição do projeto Domingo Também É Dia de Ciência.
A proposta do evento, que ocorre mensalmente do Parque Zoobotânico como programação do serviço de educação e extensão (SEC), é transformar ciência em diversão.
Uma das atrações principais é o Programa Natureza, uma apresentação interativa semelhante a um programa de auditório. A atividade é comandada pelo Macaco Ximbica e sua turma, com teatro, brincadeiras e distribuição de brindes.
O evento será no Espaço Raízes do MPEG, localizado no bairro São Braz, Belém. Terá início às 9 horas, quando é aberta a visitação ao parque, e durará a manhã toda.
Ciência sem Fronteiras
Estão abertas as inscrições para a terceira chamada de projetos de pesquisa e pós-graduação na Suécia pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
A oportunidade é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB).
O objetivo é oferecer bolsas de estudo para que pesquisadores brasileiros desenvolverem seus projetos nas universidades suecas parceiras e ou nos centros de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa sueca de defesa e segurança Saab AB.
O prazo para envio de propostas segue até 17 de maio de 2014. Mais informações e regulamento no site do CNPq.
Amazônia
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a Amazônia podem visitar a exposição Amazônia Mundi, no Sesc Itaquera, em São Paulo.
No local, é possível visualizar igarapés, rios voadores e ouvir os sons da mata. A mostra reúne instalações, murais, fotos, vídeos, vitrines e ambientes com história, lendas e mitos sobre a região.
Na exposição, um painel com televisores embutidos é dedicado às formas de conservação. É nesse espaço que está sendo veiculado o vídeo “Líderes da Conservação” , uma produção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCTI).
O documentário é resultado da campanha de mesmo nome, que teve por objetivo registrar o que pensam os protagonistas e beneficiários da conservação dos recursos naturais, decorrentes das ações da instituição.
Além do vídeo, a mostra reproduz imagens de peixes-boi em processo de reabilitação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, do monitoramento por telemetria de onças-pintadas na Reserva Mamirauá, da Pousada Flutuante Uacari (também na Reserva Mamirauá) e de uma reunião de acordo de pesca organizada pelos programas de Gestão Comunitária e de Pesca do Instituto Mamirauá.
A visitação pode ser feita até 10 de maio de 2015, de quarta a domingo e feriados, das 9h30 às 16h30. Telefone para informações: (11) 2523 9200. Para agendamento gratuito de grupos: 2523-9286 / 9287 ou amazoniamundi@itaquera.sescsp.org.br
Site: www.sescsp.org.br/itaquera; facebook.com/sescitaquera; twitter.com/sescitaquera
Escola de Verão
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) está com as inscrições abertas para a Escola de Verão do LNCC 2014. As atividades vão acontecer de 13 de janeiro a 21 de fevereiro e incluem minicursos, encontros, jornadas e escolas.
O 7º Encontro Acadêmico e Jornada de Iniciação Científica inicia a programação, de 13 a 17 de janeiro, seguido dos minicursos Python Científico 1 e Aprendizado Estatítico em Medicina, no período de 20 a 24 de janeiro.
Informações detalhadas e atualizadas estão disponibilizadas na página do 12º Programa de Verão 2014 do LNCC, http://www.lncc.br , em “Institucional”, “Eventos”, “Congressos/Escolas/Cursos Organizados no LNCC”, 2014.
Maravilhas Mecânicas
“Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas” é o tema da exposição que já pode ser conferida no saguão da Biblioteca Mauá (BIM), do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A mostra exemplifica, através da apresentação de réplicas de alguns dos projetos de Leonardo, como a sua visão foi revolucionária.
Dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), a exposição apresenta peças, textos e imagens de invenções que justificam sua fama de um dos maiores gênios da Humanidade.
A mostra foi concebida pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MCTI/MAST, Rio de Janeiro) e está sendo montada na cidade com o apoio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), da Unifei e da Prefeitura Municipal de Itajubá, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo. As visitas poderão ser realizadas de segunda a domingo, das 8 às 22h, até 02 de fevereiro de 2014.
Informações e o visitas guiadas pelo endereço eletrônico: davinci@lna.br
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















