Ciência e Tecnologia
Países de língua portuguesa preparam parceria em CT&I
Reunião
Diplomatas e gestores públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se encontram nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em Lisboa (Portugal), para a segunda Reunião de Pontos Focais de Ciência e Tecnologia do bloco. Cada nação deverá indicar pessoas para compor um grupo encarregado de construir um plano estratégico para incrementar a parceria em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de 2014 a 2017.
O assunto vem sendo discutido desde 2012 pela CPLP. Em junho passado, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, participou de uma reunião em Moçambique, onde se decidiu formar grupos para executar a tarefa.
Para o plano estratégico, o Brasil defende cooperação multilateral em ciências biológicas, do mar, sociais e humanas, acesso livre ao conhecimento, gestão de recursos hídricos, observação da terra, popularização da ciência, segurança alimentar e nutricional, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e bens sensíveis.
Contribuem com propostas a Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI (Assin), as secretarias de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Política de Informática (Sepin) e Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da pasta (Seped), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).
Além de dar apoio ao plano estratégico, o Brasil deve sugerir à CPLP um programa-quadro, instrumento de maior alcance. O País acumulou experiência ao participar da elaboração de documentos equivalentes para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A primeira Reunião de Pontos Focais de Ciência e Tecnologia ocorreu em dezembro de 2012.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















