Ciência e Tecnologia
Astrônomos brasileiros descobrem cometa
Espacial
Por meio de imagens obtidas pelo observatório Sonear, instalado na cidade de Oliveira (MG), os astrônomos Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros descobriram um cometa, que denominaram C/2014 A4 Sonear.
A descoberta foi confirmada quatro dias depois por astrônomos do Observatório Remanzacco, na Itália, quando a União Astronômica Internacional (IAU) batizou o cometa oficialmente com o nome previamente escolhido.
Segundo os brasileiros, o cometa tem uma órbita parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort. Quando foi detectado, o objeto estava a cerca de 5.68 UA da Terra e 6.33 UA do Sol (1 UA equivalente a distância entre a Terra e o Sol, ou 149,5 milhões de quilômetros). O cometa atingirá o ponto orbital mais próximo do Sol em 11 de setembro de 2015, quando ficará a 3.82 AU da estrela.
O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez que sua magnitude deve ficar abaixo de 14, o equivalente a 0,0006 vezes o brilho das estrelas mais fracas que se pode ver a olho nu em um céu limpo.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















