Ciência e Tecnologia
Conferência encerra 'Projeto Cenários para a Amazônia'
Pesquisa florestal
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza a partir desta segunda-feira (3), até quarta-feira (5), a Conferência Científica Final do Projeto Cenários para a Amazônia: Uso da Terra, Biodiversidade e Clima. O evento, em Manaus (AM), visa apresentar e discutir os principais resultados e produtos gerados pelo projeto.
Participam pesquisadores de vários institutos de pesquisas, como Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Também está confirmada a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
O Cenários é uma integração de ações e competências de três das principais iniciativas de pesquisas ligadas ao MCTI para o bioma amazônico: Projeto de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma) e Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).
Projeto Cenários
O foco principal do 'Projeto Cenários para a Amazônia: Uso da Terra, Biodiversidade e Clima' é a geração, síntese e integração de dados recentes e novas descobertas sobre a biodiversidade, o clima, o uso e a cobertura da Terra na Amazônia, bem como a discussão e avaliação dos diferentes cenários de alteração ambiental provocados pelo desmatamento e pelo aquecimento global.
Essa integração permite formar cenários mais completos visando ampliar o embasamento técnico-científico e apoiar a tomada de decisões em níveis estaduais e regionais na Amazônia. Além disso, o Projeto Cenários permite aprimorar as ações de disseminação dos conhecimentos gerados e formar recursos humanos qualificados nas áreas de atuação dos programas.
Fontes:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















