Ciência e Tecnologia
Oficina de documentação de línguas indígenas recebe inscrições
Linguística
Encerram-se no sábado (15) as inscrições gratuitas para a Oficina Intensiva sobre Métodos para a Documentação Digital de Línguas Indígenas, que será realizada de 19 a 24 de maio de 2014, em Belém, como pré-evento do colóquio internacional Amazonicas 5 – A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe.
A oficina será em tempo integral e, além do ensino em português, haverá tradução para o espanhol. O conteúdo programático aborda os aspectos técnicos dos equipamentos de documentação e de métodos para a produção e a edição de gravações de áudio e vídeo, do uso de programas de computador, de sistemas de metadados, do uso de energia solar, das relações com as comunidades indígenas e os aspectos legais e éticos da documentação.
Entre os ministrantes, estão PhD em linguística e antropologia cultural pela City University of New York Denny Moore e o PhD em antropologia médica pela Universidade da Califórnia Glenn Shepard.
Participarão da oficina estudantes indígenas e não indígenas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, de países da Bacia Amazônica como o Brasil, Peru, Colômbia ou Bolívia. Haverá um processo seletivo, cujo resultado será divulgado até o dia 25.
Amazonicas 5
Organizado para ser bianual e itinerante, de forma a alternar sua sede em diferentes países amazônicos, A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe é um espaço para troca e colaboração na área de estudos. O evento compõe um simpósio fonológico e um simpósio gramatical, além de um dia reservado a estudos de uma família linguística específica.
A quinta edição do Amazonicas é uma realização conjunta do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Leia mais a respeito da oficina.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















