Ciência e Tecnologia
AEB traz um dos criadores dos nanossatélites ao Brasil
Espacial
O engenheiro Jordi Puig-Suari, professor da Universidade Politécnica da Califórnia (Cal Poly), dos Estados Unidos (EUA), foi convidado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) a fazer uma revisão crítica de alguns projetos de pequenos satélites, que estão em desenvolvimento no País com aporte de recursos da instituição.
Criador, ao lado do também norte-americano Bob Twiggs, dos picossatélites – artefatos com aproximadamente um quilo – Pui-Suari, além da AEB ainda visita os institutos de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos (SP), e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).
Ele também irá a Escola Municipal Presidente Tancredo Almeida Neves, em Ubatuba (SP), para conhecer os alunos do ensino médio que desenvolveram um CanSat com a orientação do Inpe. O UbatubaSat está programado para ser lançado ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no segundo semestre.
Junto com o UbatubaSt a ISS também lança o AESP-14 e o Serpens, pequenos satélites que também estão em fase de produção. O primeiro é uma parceria entre o ITA e o Inpe e o Serpens faz parte de um programa coordenado pela AEB e que envolve diversas universidade nacionais, uma dos EUA e uma da Espanha.
As palestras que Puig-Suari profere começaram no domingo (23) e vão até o próximo domingo (30), em São José dos Campos e em Brasília (DF), onde o tema a ser debatido é “Importância dos satélites de pequeno porte: passado, presente e futuro”.
Renome
Puig-Suari e Twiggs são apontados internacionalmente como as maiores autoridades em desenvolvimento de pequenos satélites, artefatos adotados hoje por mais de 100 universidades, institutos de pesquisas, empresas e agências governamentais para a produção de pesquisas na área espacial, aplicação em sensoriamento remoto, coleta de dados atmosféricos, hidrográficos, etc.
Os projetos que serão objetos da revisão crítica do engenheiro chegaram ao Brasil no sábado (22), e são o NanosatBR1, AESP-14, Projeto Serpens, ITASat, UbatubaSat e o Transponder (placa para coleta de dados) do Inpe, que deve ser embarcado no ITASat.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















