Ciência e Tecnologia
Brasil debate desafios na gestão das águas em evento internacional
Debate
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Inpe/MCTI), Leonel Perondi, destacou os desafios que o mundo tem pela frente para o uso sustentável dos recursos hídricos. Ele abriu o International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance, na unidade de pesquisa, em São José dos Campos (SP), nesta terça-feira (11).
“As mudanças climáticas e o aumento da população representam grandes desafios para a gestão deste recurso vital. Este evento identifica os desafios da comunidade científica no sentido de auxiliar tomadores de decisão para uma melhor gestão da água”, disse Perondi.
O evento teve como objetivo aproximar o conhecimento da comunidade científica das necessidades dos gestores e tomadores de decisão para a definição de novas metas, linhas de pesquisa e fomento para a melhoria na governança dos recursos hídricos.
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, foi um dos participantes do encontro.
Especialistas internacionais em diversas áreas apresentaram suas perspectivas sobre os principais desafios da governança da água no século 21. O painel foi coordenado por José Luiz Stech, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do INPE, e mediado por Douglas Gherardi, chefe da DSR.
Também participaram Américo Sampaio, superintendente da Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP); Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI); Deepak R. Mishra, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Georgia (UGA); João Lorenzzetti, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE; Fernanda G. Sampaio, pesquisadora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Embrapa Meio Ambiente; José G. Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















