Ciência e Tecnologia
Comissão autoriza novos testes de alimentos
Biossegurança
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorizou nesta quinta-feira (13), durante a 170ª reunião ordinária realizada em Brasília (DF), os testes em campo e a importação do arroz geneticamente modificado da empresa Basf S.A. Do total de 16 itens de liberação comercial previstos na pauta, nenhum chegou a ser aprovado pela plenária.
A comissão também aprovou duas solicitações de Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB), que é o credenciamento para o início das atividades com transgênicos, para as empresas Renove Soluções Ambientais e Biomin do Brasil Nutrição Animal.
Os membros do colegiado deram parecer favorável à importação pela companhia Oxitec do Brasil Participações de mosquitos Aedes aegypti da linhagem OX513, utilizada para controle do vetor do vírus da dengue.
Na reunião foram discutidos os procedimentos a serem adotados pela comissão durante o prazo de 180 dias para a revisão do milho 2,4-D a ser feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como debatido em audiência no Ministério Público Federal em dezembro do ano passado.
O grupo discute a viabilidade e a possibilidade jurídica de novas deliberações sobre o produto antes do resultado da reavaliação. A discussão teve a participação do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















