Ciência e Tecnologia
Estudo sobre média empresa está aberto a participação
Competitividade
“Competitividade da média empresa no Brasil” é o tema de estudo em curso da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas e a construção de instrumentos voltados às necessidades e características das companhias desse porte. Como parte da pesquisa, está no ar um questionário para ser preenchido pelas empresas.
A iniciativa, em parceria com Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT-USP), é patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
As informações coletadas serão mantidas em sigilo e divulgadas de forma consolidada por meio de gráficos, tabelas e quadros sem menção ao entrevistado(a) ou à empresa correspondente.
Segundo a Anpei, o questionário pode ser preenchido em 15 a 20 minutos. Ao respondê-lo, a empresa receberá, após a análise final dos dados coletados, um quadro comparativo entre a sua resposta e a resposta consolidada das demais médias empresas, o relatório analítico Como a Sua Empresa Pode Crescer?, além do próprio estudo sobre competitividade.
Perfil
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 indica que, em 2008, havia aproximadamente 60 mil empresas de médio porte no Brasil, sendo que as indústrias de transformação respondiam pela maior quantidade de médias empresas no Brasil com participação de 28,2% em 2008, seguido pelas empresas de comércio (18,1%) e construção (9,3%).
O estudo apontou que, dos cerca de 44,5 milhões de empregos existentes em 2008, aproximadamente 6 milhões eram gerados por empresas de médio porte, o que representa uma participação de 13,5%, um dos piores índices se comparados aos obtidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















