Ciência e Tecnologia
Piraí (RJ) comemora 10 anos de programa de inclusão digital
Programa
O município de Piraí (RJ) comemora 10 anos do programa Piraí Digital, que democratizou, por meio de uma serie de ações de inclusão digital, a produção e o acesso ao conhecimento.
O projeto começou a ser implementado em 2000. Quatro anos depois, foi inaugurada a rede Piraí Digital e, em 2006, a cidade foi escolhida para ser o piloto do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC).
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apoiou a implementação dos laboratórios digitais nas escolas públicas, enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou o Plano Diretor de Informática, que foi elaborado em 1997, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e foi o ponto de partida da iniciativa.
Hoje, todos os alunos e professores da rede municipal têm laptop e a população tem acesso à internet, gratuitamente, via wi-fi. Segundo a coordenadora educacional do UCA e do Piraí Digital, Maria Helena Cautiero Horta Jardim, o programa reúne as três esferas de governo - federal, estadual e municipal – e quatro ministérios: Cultura (MinC) e Comunicações (MCom), além do MCTI e do MEC.
“É um projeto referência em políticas públicas, cujo carro chefe é o binômio educação e tecnologia, ancorado na inclusão social e no desenvolvimento humano”, diz Maria Helena, que também é assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Segundo ela, o programa contribuiu para melhorar o rendimento escolar, além de ter atraído ações pedagógicas inovadoras para a cidade, como o projeto Robótica Educacional, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
A aluna do primeiro ano do ensino médio Vitória Lorena Ribeiro, de 16 anos, ganhou o primeiro computador quando cursava o ensino básico. Assim como os outros moradores de Piraí, Vitória costuma se reunir com os amigos na praça da cidade para conversar e navegar na internet. “Faço pesquisas, vejo meus e-mails e acesso rede sociais. Isso facilita muito os meus estudos”, conta.
Eventos
A agenda de comemorações segue até o sábado (15), quando o cantor Gilberto Gil faz um show gratuito de encerramento, a partir de 21 horas, na Praça Santana. Mais cedo, de 14h30 a 19h30, acontece o TEDx Piraí, que contará com a presença de John Jung, cofundador do Intelligent Community Forum (IFC) e de Fernando Martins, presidente da Intel no Brasil. Na Escola Lúcio de Mendonça, a partir de 14h30 até as 19h30.
Acompanhe a programação pelo facebook.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















