Ciência e Tecnologia
Conferência abordará acesso aberto a publicações científicas
Pesquisa
Está aberto o prazo para apresentação de trabalhos na 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa). O evento acontece de 6 a 8 de outubro de 2014, na Universidade de Coimbra (Portugal). A conferência é uma realização da universidade portuguesa, em parceria com o Ministério da Ciência e Educação de Portugal e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (Ibict/MCTI).
Os trabalhos devem ser encaminhados para avaliação até o próximo dia 23 de maio. A submissão deve ser feita pela internet. Os temas devem estar voltados aos repositórios de publicações científicas e de dados científicos, revistas científicas de acesso aberto, políticas e mandatos de acesso aberto, sistemas de gestão da ciência e tecnologia, preservação digital, direitos de autor, bibliometria e métricas alternativas.
O Confoa promoverá a discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o acesso aberto a publicações científicas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, investigação e desenvolvimento na área.
Acesso aberto a pesquisas
Fórum Mundial de Ciência (FMC), realizado em novembro do último ano, no Rio de Janeiro, promoveu uma discussão sobre benefícios da divulgação gratuita de estudos científicos pela Internet.
“Quem não divulga os resultados das pesquisas feitas não é cientista e não contribui para o avanço da ciência”, avaliou o economista e consultor Eduardo Viotti. Segundo o especialista, falta às revistas científicas mais esforços para democratizar e popularizar a ciência. Ele aponta que algumas publicações chegam a lançar apenas quatro edições por ano a um preço de assinatura anual fixada em US$ 10 mil.
Uma das alternativas apontadas por Viotti é a biblioteca Scielo. “Essa plataforma possui centenas de estudos e jornais científicos brasileiros, latino-americanos e africanos”, explica Viotti. “O avanço do conhecimento e a difusão dele nos países mais pobres pode ser atingido por meio do avanço dessas plataformas.”
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















