Ciência e Tecnologia
Embrapa comemora 41 anos nesta quinta-feira (24)
Pesquisa agropecuária
Nesta quinta (24), solenidade em Brasília (DF), comemorou o aniversário de 41 anos da Embrapa. O evento, que reuniu autoridades, parceiros e empregados, fez questão de reconhecer a força da agropecuária brasileira.
Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, o setor no Brasil tem como característica a resiliência, um conceito emprestado de Física, que reflete a capacidade de superar estresses e situações adversas. "Apesar de todas as dificuldades de novas pragas que afetam culturas, problemas climáticos, de logística nossa agricultura tem conseguido sucessivamente safras maiores."
Lopes atribuiu esses resultados a um conjunto de fatores, que passam pelas políticas públicas, pela atuação dos produtores e pela pesquisa agropecuária, que tem sido capaz de dar respostas rápidas às demandas do setor agropecuário.
Visão de futuro
Para continuar dando esses resultados, a pesquisa precisa exercitar sua capacidade de antecipação. Nesse sentido, o presidente da Embrapa ressaltou a criação, em abril de 2013, do Sistema Agropensa, uma iniciativa dedicada a produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a própria Empresa e instituições parceiras.
Durante a solenidade, foi apresentado primeiro resultado do sistema, o documento "Visão 2013-2033: O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira". O material é fruto de estudos e discussões realizadas durante o ano 40 da Embrapa (2013), em eventos técnicos liderados pelo Agropensa, envolvendo mais de 30 instituições parceiras, além de mais de 200 profissionais de Unidades Centrais e Descentralizadas da Empresa.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















