Ciência e Tecnologia
Força-tarefa do biogás vai ter a presença da Embrapa
Energias Renováveis
A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deve assinar, nas próximas semanas, sua adesão à "Força-tarefa - 37 Biogás Espelho", ligada à Agência Internacional de Energia (IEA).
Este grupo de trabalho quer, como o nome sugere, refletir o conhecimento e as ações em biogás da IEA, que atualmente têm um caráter prioritariamente europeu, para aplicação na América Latina e no Caribe, seguindo as características dessas regiões. A aprovação da Força-tarefa 37 - Biogás Espelho aconteceu durante uma série de reuniões técnicas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR) na primeira quinzena de abril.
O pesquisador Airton Kunz representou a Embrapa Suínos e Aves no evento que teve o apoio do Ministério de Minas e Energia do Brasil e a coordenação do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIogás-ER) do Parque Tecnológico de Itaipu. Ele destaca o papel que a Rede BiogásFert terá na Força-tarefa.
Lançado em abril do ano passado, o projeto "Tecnologias para produção e uso de biogás e fertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do Plano ABC" (Rede BiogásFert) tem o desafio de auxiliar o Brasil na busca de novas tecnologias de biogás e também de biofertilizantes, tratamentos e na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com a finalidade de alcançar os objetivos do projeto Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Governo Federal. A BiogásFert é uma parceria da Embrapa, por meio de 14 de suas Unidades, com a Itaipu Binacional e universidades estaduais, federais e internacionais.
Participaram do evento em Foz do Iguaçu, além dos integrantes da IEA, o escritório regional da FAO, a Organização Latino-americana para Energia (Olade), os ministérios de Minas e Energia (MME) e de Relações Exteriores (MRE) do Brasil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Eletrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Embrapa, a Itaipu Binacional, o Iapar, a Fiep, a Compagás, a Copel, o Centro de Tecnologia do Gás da Petrobras da Tecpar, a Prefeitura de Toledo, a FPTI e os associados ao CIBiogás-ER.
Sobre a Embrapa Suínos e Aves
A Embrapa Suínos e Aves é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e tem como missão"viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da suinocultura e avicultura em benefício da sociedade brasileira".
Vários fatores explicam o sucesso das cadeias produtivas de suínos e aves. A excelência das agroindústrias, a capacidade dos produtores e o apoio do poder público são alguns deles. Há ainda a participação imprescindível da pesquisa agropecuária. Dos laboratórios da Embrapa Suínos e Aves surgiram conhecimentos que mudaram a trajetória das duas atividades.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















