Cidadania e Justiça
Inpa promove Circuito da Ciência nesta sexta-feira (25)
Iniciativa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) realiza nesta sexta-feira (25), às 8h, a segunda edição do ano do projeto Circuito da Ciência. Meta é popularizar a ciência e sensibilizar para uma consciência ecológica nos estudantes. O evento ocorre no Bosque da Ciência, dentro das dependências do instituto, com entrada pela Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, Manaus.
A novidade desta edição é a maquete em tamanho real do gavião-real que mede de 2 metros de diâmetro será confeccionada pelo Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Inpa.
Cerca de 300 alunos de cinco escolas de Manaus participam das oficinas educativas e exposições oferecidas durante uma manhã de atividades. Para esta edição, as instituições de ensino selecionadas foram as Escolas Estaduais Vicente Schetini (Aparecida); Raimunda Holanda de Souza (Amazonino Mendes); Daisaku Ikeda (Gilberto Mestrinho) e Professor Dorval Varela (Nova Cidade).
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Circuito da Ciência é uma ferramenta importante para a socialização da ciência, sendo um legado para ajudar a transformar a sociedade em seus aspectos sociais e ecológicos. “O projeto é ainda uma oportunidade do Inpa se aproximar da comunidade”, disse.
As oficinas e exposições abordarão temas diversos, como mamíferos aquáticos da Amazônia; malária e dengue; leishmaniose; invertebrados terrestres vivos; insetos aquáticos; jogos educativos; herbário e carpoteca. Além das oficinas, os participantes poderão caminhar pelas trilhas do bosque.
O Circuito da Ciência é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) com o patrocínio da Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. O evento tem o apoio do governo do estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















