Ciência e Tecnologia
Livros trazem tecnologias adaptadas para a convivência com o Semiárido
Desenvolvimento sustentável
Serão lançados nesta segunda-feira (14), no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), os dois volumes da obra Tecnologias Adaptadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro. A ação é uma iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com o Insa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Resultado de projeto aprovado no Edital no 35/2010, os livros disponibilizam um conjunto de tecnologias adaptadas e validadas para o Semiárido brasileiro. O conteúdo permite que agentes de inovação tecnológica da assistência técnica e extensão rural possam compartilhar conhecimentos com os agricultores e possibilitar a construção de estratégias necessárias para o desenvolvimento agrícola sustentável da região, e assim, que famílias possam construir dignidade e autonomia econômica e social. Saiba mais sobre a publicação.
Oportunidade: Concurso 'Expedição Semiárido' recebe inscrições
A UFCG está com as inscrições abertas para o 5º Concurso de Redação e Artigo Científico Expedição do Semiárido. O concurso vai premiar 43 expedicionários, sendo sete alunos de escolas públicas, sete de escolas privadas, cinco de escolas técnicas ou profissionalizantes e seus respectivos professores orientadores, bem como cinco alunos de graduação e pós-graduação, de universidades públicas ou privadas.
Os candidatos classificados (com melhor trabalho apresentado) ganharão uma viagem de sete dias, por várias cidades do Semiárido nordestino, percorrendo um roteiro pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
O concurso tem como objetivo estimular o conhecimento sobre a região, no intuito de combater a premissa de que é sempre uma “região-problema”, considerando que ela apresenta recursos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais singulares, e potenciais que muito contribuíram e contribuem para a formação da população paraibana e o fortalecimento do estado.
Fontes:
Instituto Nacional do Semiárido
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















