Cidadania e Justiça
Mais de 8 mil pessoas participaram do projeto Museu vai à Praia
Ciências
Os banhistas que estiveram em praias de Niterói (RJ) nos últimos quatro fins de semana puderam aprender ciência brincando. Carca de 8,6 mil pessoas participaram do projeto Museu vai à Praia que esteve presente em Icaraí, Piratininga, Itaipu e Charitas. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) montou uma tenda com experimentos e atividades de divulgação científica em cada local.
Com o objetivo de levar ciência ao grande público, a sexta edição do projeto abordou a sustentabilidade. Os expositores apresentaram ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. A oficina Brincando com a Ciência tratou temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas se depararam com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora.
Outro destaque do Museu vai à Praia foi a observação do Sol por meio de filtros, de projetores e de telescópios. Experimentos de ilusão de óptica explicaram curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação.
O Museu vai à Praia foi promovido em parceria com o Observatório Nacional (ON/MCTI), as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de janeiro (UFRJ), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Espaço Ciência.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















