Ciência e Tecnologia
Projeto da Embrapa monitora qualidade do biodiesel
Pesquisa em agroenergia
Novo estudo da Embrapa Agroenergia monitora o biodiesel em busca fatores que podem alterar a qualidade do combustível. O estudo acompanha o biodisel, desde a usina onde ele é produzido até os postos de combustíveis, a fim de conhecer melhor o comportamento - isolado e em mistura com o diesel.
Segundo informações da Embrapa, cientistas vão utilizar as análises exigidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de desenvolver novas metodologias que permitam identificar adulteração, degradação e contaminação química e microbiana.
Para monitorar problemas que podem acontecer durante a estocagem, os pesquisadores instalarão na Embrapa Agroenergia réplicas dos tanques utilizados nas usinas para armazenar combustível. Eles vão avaliar possíveis alterações no biocombustível ao longo de 90 dias, no período de seca e no chuvoso, para medir principalmente a influência da umidade no processo de degradação.
A partir dos resultados obtidos, também serão desenvolvidas estratégias para inibir a ação de agentes responsáveis pela degradação, salienta a pesquisadora da Embrapa Agroenergia e líder do projeto, Itânia Soares. Uma das possibilidades é encontrar aditivos multifuncionais que possam minimizar os processos degradativos.
Um dos pontos de destaque do projeto é o uso de técnicas avançadas para buscar microrganismos contaminantes pela análise do DNA. Com essa metodologia, é possível identificar linhagens não cultiváveis, que correspondem a cerca de 99% da biodiversidade microbiana.
>> Saiba mais sobre a cadeia produtiva do Biodiesel.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















