Ciência e Tecnologia
Serviço de computação em nuvem da RNP entra em fase experimental
Ensino e Pesquisa
Depois de passar pelas primeiras fases do programa de grupos de trabalho, entre 2010 e 2012, o Grupo de Trabalho Computação em Nuvem para Ciência (GT-CNC) chegou à fase experimental, última etapa do ciclo de pesquisa e desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O CNC visa oferecer uma infraestrutura para armazenamento de dados, de forma segura e eficiente para pesquisadores, professores e alunos.
O workshop de abertura do serviço experimental foi realizado em março, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes da equipe que desenvolveu o projeto, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as instituições selecionadas pela RNP para atuarem como usuários experimentais nesta fase do projeto, além da própria RNP e representantes dos PoPs SC e PA. Entre os usuários experimentais estão o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Estamos trabalhando arduamente para que o CNC se torne um serviço. Nessa fase experimental, vamos desenvolver ferramentas novas e aprimorar a infraestrutura para que algumas instituições possam realizar testes em cima desse serviço experimental de armazenamento de dados”, afirmou o coordenador do projeto, Roberto Samarone, da UFPA.
Uma demonstração técnica está marcada para o 15º Workshop da RNP (WRNP), que será realizado nos dias 5 e 6 de maio, em Florianópolis, em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















