Ciência e Tecnologia
Conselheiro agrícola dos EUA conhece pesquisas da Embrapa Amazônia
Cooperação internacional
O ministro conselheiro do escritório de assuntos agrícolas da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Robert Hoff, visitou a sede da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM), para conhecer as pesquisas que a instituição vem desenvolvendo atualmente no estado e região.
Conforme Hoff, o objetivo da visita foi o de buscar informações sobre a agricultura na Amazônia que possam ajudar a fortalecer e expandir o trabalho de intercâmbio já existente entre os dois países no âmbito agropecuário.
"A visita foi muito boa para conhecer a pesquisa e agricultura no Estado do Amazonas e no bioma Amazônia, assim como perceber a perspectiva que existe sobre o futuro nesta área. A Embrapa é uma empresa fundamental na pesquisa agropecuária e queria entender o que estava fazendo para encontrar soluções para alguns problemas que ainda freiam um pouco a agricultura no Amazonas. Vi o importante trabalho desenvolvido aqui, vi que muitas soluções já existem e aprendi muitas coisas sobre várias culturas", destacou Hoff.
Durante a visita, o conselheiro viu de perto trabalhos desenvolvidos nas áreas de dendeicultura, plantas medicinais, piscicultura, produção de borracha natural, guaraná e cupuaçu.
Brasil e EUA
Conforme Hoff, no ano passado o Brasil exportou para os Estados Unidos, apenas em alimentos prontos para consumo, um valor de aproximadamente um bilhão de dólares. No outra mão, o país norte-americano vendeu para cá cerca de 300 milhões de dólares em alimentos prontos para consumo. Outro dado que reafirma a relação entre os dois países está justamente em projetos na área agropecuária.
Em levantamento realizado pela Embaixada americana foi contabilizado um número de 120 trabalhos em desenvolvimento em parceria entre universidades e institutos de pesquisa estadunidenses e brasileiros.
"Dentre as ações que desenvolvemos no setor de agricultura, uma das mais importantes é o processo de fortalecimento das parcerias com o Brasil. E a parceria mais importante que temos com o Brasil, evidentemente, é com a Embrapa", disse Hoff, que completou: "as oportunidades dos dois países são imensas. E as potencialidades que temos no Amazonas são enormes. Temos desafios, sim, mas podem ser superados".
>> Saiba mais.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















