Ciência e Tecnologia
Ministro convida empresariado a pensar financiamento e gestão
Inovação
Em reunião do comitê de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina Diniz, ressaltou a importância do setor privado para o desenvolvimento e o progresso científico nacional, convidando os empresários presentes a apoiarem o MCTI na elaboração de iniciativas da pasta. O evento aconteceu nesta sexta-feira (9), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.
“Estamos viabilizando acordos entre o MCTI e os ministérios da Educação (MEC), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Saúde (MS) para construir agendas conjuntas”, contou. “Um dos desafios desses projetos compartilhados é estabelecer mecanismos de financiamento e de gestão das plataformas. Nesse contexto, a iniciativa privada tem muito a contribuir, pois vai protagonizar esse processo de inovação. A indústria desempenha papel vital na dinâmica econômica inovadora.”
Um dos exemplos nessa área é a parceria que está sendo gestada com o Ministério da Educação para criar infraestruturas compartilhadas de grande porte, como laboratórios de ponta. O ministro aproveitou a oportunidade para fazer um convite ao presidente da CNI, Robson Andrade, que coordena o comitê de líderes, a indicar representantes do empresariado para uma comissão de discussão das diretrizes desses projetos.
Campolina apontou também os principais desafios da pasta nos próximos meses. “Uma das missões do MCTI será avançar no progresso científico e tecnológico do País, de forma integrada ao setor produtivo, que criará as bases da inovação e, com apoio do governo, construir o desenvolvimento a partir de três eixos estruturantes básicos: educação, ciência e tecnologia”, disse.
>> Leia a matéria completa neste link.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















