Ciência e Tecnologia
Reportagem da Embrapa é adotada em projeto agrícola em Moçambique
Agricultura familiar
A partir de agora, agricultoras do regadio de Chókwe, na província de Gaza, sul de Moçambique, vão desenvolver as técnicas de compostagem com a ajuda de reportagens do programa Dia de Campo na TV.
O vídeo, produzido em parceria pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Agrobiologia (Rio de Janeiro/RJ), será utilizado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)/ Centro de Edafologia y Biologia Aplicada del Segura (Cebas), do Spanish National Research Council, da Espanha, responsável pelo trabalho na comunidade africana.
O pedido foi encaminhado à produção do programa, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pela pesquisadora Maite Sánchez Reparaz, da área de fertilidade dos solos da instituição estrangeira. Ela faz parte da equipe que está orientando as atividades na região no âmbito do projeto europeu EAU4Food.
Segundo a pesquisadora, é a primeira vez que as agricultoras vão fazer compostagem e a reportagem do DCTV mostra o processo de forma didática, o que vai ajudar muito a compreender a técnica.
Para o pesquisador Ricardo Trippia dos Guimaraes Peixoto, da Embrapa Solos, "essas situações nos fazem refletir sobre o potencial que a Embrapa tem em seu arsenal de vídeos e do DCTV, que podem ser utilizados ou trabalhados como material didático, ou para divulgação de conhecimentos e tecnologias", diz. "Nesse mundo virtual em que vivemos, muitas vezes passa despercebida a capilaridade que ações desse tipo pode atingir", completa.
A supervisora de Mídia Eletrônica da Embrapa Informação Tecnológica, Maria Luiza Brochado, que coordena a equipe de produção do programa DCTV, concorda com o pesquisador. "A visibilidade que o Youtube alcança é impressionante, e ficamos muito orgulhosos de saber do interesse em utilizar o Dia de Campo na TV em uma capacitação dessa natureza e com esse público", comenta.
Atualmente, estão disponíveis para acesso e download gratuito 451 reportagens do programa, sobre os mais diversos temas, resultado de tecnologias desenvolvidas pelas Unidades de Pesquisa da Empresa em todo o Brasil.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















