Ciência e Tecnologia
Seminário discutirá modernização da produção do carvão vegetal
Redução de emissões
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, nesta terça-feira (20), em Brasília (DF), um seminário para discutir a "Modernização da produção de carvão vegetal". Durante o evento, serão debatidas onze notas técnicas produzidas pelo centro para subsidiar um documento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) sobre o tema. O evento será transmitido on-line pelo site do CGEE.
A ideia é revisar o Plano Setorial de Redução de Emissões da Siderurgia Brasileira, seguindo o que foi proposto pelo Acordo de Copenhague, assinado na 15ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15).
O encontro atualizará e trará novas contribuições para o trabalho que foi concluído pelo Centro em 2010. A atualização do material também mapeará as iniciativas em curso das principais empresas do setor siderúrgico e de ferro-gusa independente, além de identificar as dificuldades que estão sendo encontradas para a concretização de metas voluntárias de redução de emissões de CO2.
Nas mesas, serão discutidos diversos temas relacionados ao assunto, como: "Levantamentos da produção de aço e gusa e cenário 2020"; "Redimensionamento do esforço Brasil para redução de CO2"; "Bases do desenvolvimento da produção de madeira renovável"; e "Um pensamento estratégico para a cadeia produtiva de carvão vegetal no Brasil".
Participarão instituições e empresas como os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); MDIC; e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















