Ciência e Tecnologia
Agência Espacial Brasileira promove capacitação de monitores em Brasília
Popularização da ciência
A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, promoveu na última semana, em sua sede em Brasília (DF), a terceira edição do Curso de Capacitação de Monitores.
Aberto ao público em geral, o evento contou com a participação de 80 pessoas, entre professores, alunos do ensino fundamental, médio e superior. Nos três dias de atividades foram oferecidas palestras, apresentação de conteúdos multimídia e oficinas de aplicações didáticas, com base nos conteúdos de robótica, satélites, foguetes e astronomia.
A coordenadora do Programa AEB Escola, Adriana Corrêa, proferiu a palestra que apresentou as diretrizes do Programa Espacial Brasileiro, na qual ressaltou a importância da capacitação para o desenvolvimento aeroespacial do País. “Esperamos despertar vocações e estimular o interesse para que no futuro tenhamos mais profissionais capazes de desenvolver projetos relacionados ao setor espacial”, esclareceu a coordenadora.
Por três dias, os participantes acompanharam as palestras sobre Astronomia e Sistema Solar, Órbita de Foguetes e Satélites – Sensoriamento Remoto. Entre elas foram introduzidas às oficinas para dar maior embasamento técnico do assunto.
Colaboração
Esta edição do programa teve a participação de dois professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A tradicional 'Oficina de Foguete de Garrafa Pet' foi ministrada pelo professor de Matemática Jaime Antunes e a palestra sobre 'Missões Espaciais Não Tripuladas' foi dada pelo professor de Robótica Izaías Cabral. Ambos são parceiros, colaborando com a realização das capacitações, desde seu início, em 2003.
O professor universitário, Eber Cayo, foi um dos monitores capacitados. Para ele, o curso superou suas expectativas e disse que pretende utilizar as técnicas assimiladas em suas aulas de Robótica. “Estou desenvolvendo junto com meus alunos um projeto científico relacionado ao tema espacial. O conhecimento prático que obtive será de extrema importância para concluirmos o experimento em andamento na faculdade onde leciono”, afirmou.
No final das atividades os monitores receberam um certificado com o programa de mais de dez horas aula. Devido à grande procura e a quantidade de inscritos, o Programa AEB Escola não descarta a possibilidade de mais uma edição até o fim do ano.
Sobre a AEB
Criada em 10 de fevereiro de 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) é responsável por formular e coordenar a política espacial brasileira. Autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB tem dado continuidade aos esforços empreendidos pelo governo brasileiro, desde 1961, para promover a autonomia do setor espacial.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















