Você está aqui: Página Inicial > Ciência e Tecnologia > 2014 > 06 > Confira a agenda científica de 2 a 6 junho

Ciência e Tecnologia

Confira a agenda científica de 2 a 6 junho

Programação

Tecnologia assistiva, robótica, tecnologia da informação e engenharia estão entre os temas da semana
por Portal Brasil publicado: 02/06/2014 14h16 última modificação: 30/07/2014 01h40

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/ MCTI) participa neste mês de junho da Semana do Meio Ambiente. As atividades tiveram início neste domingo (1º) com a oficina de gastronomia inteligente no Parque Zoobotânico, que aborda a segurança alimentar por meio da conscientização para uma alimentação saudável. 

O museu traz também em sua programação atividades lúdicas e educativas a respeito da preservação da sociobiodiversidade. Paralelamente acontecerá, de segunda-feira (2) a sexta (6), o Seminário de Iniciação Científica, com a apresentação de trabalhos de jovens pesquisadores.

Na terça (3) e na quarta (4), a instituição estará presente na programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, com apresentações do grupo Instituto Amazônia Cultural. A quarta também será marcada pela celebração de um acordo de cooperação com a Universidade de Oslo, na Noruega.

Saiba mais.

Tecnologia assistiva

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) promovem, de terça-feira (3) a quinta-feira (5), o 1º Simpósio Internacional de Tecnologia Assistiva (Sita) do CNRTA.

O Sita tem o propósito de refletir sobre o panorama da área e irá promover o aprofundamento em temas que permeiam o assunto, como educação, saúde, trabalho e acessibilidade. Será enfatizada a integração entre pesquisadores, usuários e empresas, oportunizando a troca de conhecimento com palestrantes nacionais e internacionais.

No encontro haverá mesas-redondas em que serão discutidos temas em prol da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e em do desenvolvimento da tecnologia assistiva, tendo como premissa a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O evento será realizado em Campinas (SP), com apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

SBPC

Acontece na quinta (5) e na sexta-feira (6) a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Vale do Paraíba (SP), nas dependências do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O encontro, apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), inclui cinco conferências e nove mesas-redondas sobre o tema “Tecnologias para um Brasil competitivo”.

Haverá debates sobre a relação entre universidade e empresa, biotecnologia para a saúde, novos materiais e manufatura para a saúde e indústria, a consolidação de universidades de classe mundial no Brasil, os sistemas e desafios da indústria espacial, e o impacto do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) na indústria aeronáutica.

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários, representantes de órgãos públicos e demais interessados.

Confira a programação.

Desenvolvimento urbano

Na quarta-feira (4), começa no Rio de Janeiro a primeira edição do Bairro Chic – Fórum de Inovação para a Moradia e Desenvolvimento Urbano. O objetivo do evento é estimular um diálogo no qual os participantes pensem inovação no contexto de produtos, serviços e políticas públicas voltados para o mercado popular.

programação conta com painéis, pitches (apresentações rápidas no formato TED Talk) e atividades de network. As inscrições podem ser feitas na plataforma online do evento. Estarão presentes representantes empresas, associações empresariais, do setor público e de instituições e organizações não governamentais.  

Na quinta (5), será a vez dos moradores da Comunidade Santa Marta discutirem como a inovação pode desenvolver soluções para os bairros pobres e as favelas brasileiras. A Finep/MCTI apoia a realização do fórum.

Tecnologia da informação

O Observatório Nacional (ON/MCTI) sedia, terça e quarta (3 e 4), um dos workshops mais importantes do mundo sobre big data. O Extremely Large Databases (XLDB) terá a participação de representantes de instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Oi, Google, Yahoo, Huawei e SGI.

O evento foi criado com a finalidade dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos usando os dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos. O laboratório gerencia uma infraestrutura de armazenamento, processamento, análise e distribuição de dados astronômicos.

O LineA, que é responsável pela organização do XLDB, é vinculado ao ON, ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Mais informações no site do XLDB.

Robótica

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) e a Visão Computacional do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) realizam, na sexta-feira (6), no ICMC, um minicurso sobre a interação humano-robô.

A atividade é destinada a professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. Por ser um campo multidisciplinar, o evento não é restrito a quem atua nas áreas de engenharia elétrica, mecânica, mecatrônica e computação. Também é de relevância para pesquisadores das áreas de sociologia, psicologia, anatomia e linguística.

Ministrada em inglês, a iniciativa tem como objetivo abordar os conceitos básicos de interação humano-robô (IHR), mostrando suas diversas aplicações, além de fornecer uma visão geral sobre os robôs humanoides ao redor do mundo, apresentar questões relacionadas à aceitação dos dispositivos robóticos pelas pessoas e detalhar os aspectos culturais ligados a essa interação.

Há 70 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio deste link.

Inovação

Na quarta (4), acontece, em São Paulo, a segunda edição do Fórum Estadão – Seminário Inovação, Infraestrutura e Produtividade. Organizado pelo jornal Estado de S. Paulo em parceria com a Finep/MCTI, o evento vai reunir especialistas para discutir e gerar novas ideias sobre como a inovação pode melhorar a qualidade da infraestrutura do Brasil.

Ao todo, serão três painéis: “Infraestrutura e inovação”,  “Infraestrutura, inovação e produtividade das empresas”, e “Desafios para a competitividade”.

Leia mais.

Feira de negócios

No sábado (7), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) promove a 5ª Feira de Negócios e Inovação, na capital federal. O evento tem como objetivo a difusão da cultura empreendedora e o incentivo ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Na programação, estão previstas atividades como: Network Point (troca de experiências e contato entre professores, empreendedores, pesquisadores e alunos), Exposição Tecnológica (espaço para apresentação de resultados de projetos desenvolvidos na UnB) e Start You Up (momento de mentoria), além de exposição de planos de negócios, produtos, processos e serviços, por alunos da graduação e pós-graduação e dos programas Multincubadora de Empresas e Empresa Junior da UnB.

 Informações: (61) 3107-4134 ou feiradenegocios@cdt.unb.br.

Engenharia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Edital 21/2014, que selecionará projetos de pesquisa de universitários, na área de engenharia, para o programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec). O valor aplicado na chamada pública será R$ 134 milhões. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet até 19 de setembro.

O objetivo é apoiar a cooperação entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação. É prevista a aprovação de até 15 projetos.

Leia mais.  

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Biotecnologia auxilia no desenvolvimento de plantas
A pesquisadora da Embrapa Lucimara Chiari fala da importância da biotecnologia no melhoramento de forrageiras
Consulta Pública sobre Marco Legal
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Brasil reduz emissão de gás carbônico
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo na atmosfera entre 2005 e 2010
A pesquisadora da Embrapa Lucimara Chiari fala da importância da biotecnologia no melhoramento de forrageiras
Biotecnologia auxilia no desenvolvimento de plantas
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove um processo de Consulta Pública em duas fases. Saiba como participar
Consulta Pública sobre Marco Legal
Brasil reduz 53,5% do total de gás carbônico (CO2) emitido pelo  na atmosfera entre 2005 e 2010
Brasil reduz emissão de gás carbônico

Últimas imagens

Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Reagentes do teste estão em produção e serão distribuídos para centros de pesquisa e laboratórios do País
Divulgação/Fiocruz
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Satélite deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2016
Divulgação/Finep
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Melhores classificados representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017
Divulgação/MCTI
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Pesquisadora Rose Monnerat diz que bioinseticida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água ou tenha potencial para ser um criadouro do Aedes aegypti
Divulgação/Embrapa
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Radares Atlas e Adour foram modernizados
Divulgação/AEB

Governo digital