Ciência e Tecnologia
Curso reforça parceria entre pesquisa e extensão rural
Cultivo protegido
O curso de cultivo protegido, realizado de 2 a 4 de junho na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), fruto de uma ação conjunta desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e pela Emater-DF, realçou a importância da parceria entre as duas instituições e aquela cooperativa, na avaliação do agrônomo Marcelo Hanashiro, da área de Transferência de Tecnologia e responsável pela coordenação do evento. Segundo ele, "reforçamos os laços com a Emater e os resultados alcançados mostraram que não podemos caminhar separados".
Para o agrônomo, desde a demanda por informações sobre cultivo protegido, identificada pelo escritório local da Emater em Taquara, a mobilização de agricultores, a logística que permitiu a presença dos palestrantes, a utilização do auditório da Cooperativa para as aulas teóricas, até a escolha das propriedades rurais para as visitas técnicas são exemplos da necessidade dessa interação.
"Sem a articulação feita pelo coordenador de Olericultura e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Emater-DF Fabiano Ibraim Carvalho, que incluiu a Cootaquara nos arranjos de estrutura para as aulas e na escolha das zonas de produção em cultivo protegido, não teríamos condições de cumprir a programação do curso", considerou.
"A parceria entre a Emater-DF e a Embrapa Hortaliças tem um grande valor para toda a região do Núcleo Rural Taquara, dada a necessidade de repassar os resultados obtidos pela pesquisa aos agricultores", observou coordenador de Olericultura e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da Emater-DF, Fabiano Ibraim Carvalho.
Segundo Carvalho, resultados do trabalho terminam por apontar os híbridos mais recomendados para cada situação, o manejo da fertilidade do solo e fertirrigação, além da constante preocupação com a abordagem sobre o manejo integrado de pragas e doenças e produção sustentável.
>> Leia mais.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















