Ciência e Tecnologia
Embrapa divulga cenários futuros de pastagens no Brasil
Pesquisa agropecuária
A Embrapa Pecuária Sudeste lançou uma publicação com resultados de uma pesquisa sobre cultivo futuro de pastagens no país. A página "Cenários Agrícolas futuros para pastagens no Brasil" traz informações para produtores, técnicos, pesquisadores e formuladores de políticas públicas.
Os resultados também podem ser consultados on-line por meio da tecnologia desenvolvida pela Empresa, que permite simulações futuras do cultivo das principais espécies de pastagens no Brasil com base em mudanças climáticas.
A construção e a análise desses cenários futuros são estratégicas para o Brasil e servem de subsídio para o planejamento da exploração pecuária no território nacional. A pesquisa colabora para redução de riscos, aumento da segurança alimentar e sustentabilidade econômica, social e ambiental da pecuária.
O trabalho indica que as mudanças climáticas terão impactos na produção de pastagens. Com a tecnologia desenvolvida, o produtor pode simular as condições de cultivo de algumas das principais espécies de pastagens (capim-marandu, capim-tanzânia, palma forrageira, capim-bufel e azevém anual), considerando cenários com altas emissões de gases de efeito estufa e baixas emissões, para hoje, 2025 e 2055.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















